Pouco espaço? Horta-aquário cultiva orgânicos em casa

Cultivar temperos e hortaliças em casa é um sonho para aqueles que gostam de cozinhar. Hoje, na maioria dos supermercados, já é possível encontrar mudas específicas para esse fim. Agora, que tal plantar tomate, berinjela e pimentão na sua sala de estar? Com ambições mais ousadas, um grupo de jovens criou um perfeito sistema de agricultura para ambientes internos – o “Aqualibrium Garden”, um misto de horta e aquário.

Composto por módulos, ele funciona por aquaponia, em um sistema fechado para criação de plantas e peixes. A relação é simples: os peixes fornecem os nutrientes que fertilizam a terra para as mudas, enquanto as plantas fazem a purificação da água dos peixes.size_590_Aqualibrium11

Além de não ocupar muito espaço dentro de casa, a estrutura dispensa uso de agrotóxicos, ou fertilizantes químicos, garantindo alimentos orgânicos. “Observar os peixes e ver como as plantas crescem pode ser um ótimo passatempo, uma ferramenta educacional maravilhosa para as crianças e uma forma inteligente de economizar com o alto custo dos alimentos”, garantem.

Para viabilizar comercialmente o sistema, eles buscam apoio no site de financiamento coletivo Kickstarter. Segundo o grupo, a versão comercial do Aqualibrium Garden será feita de material transparente (ao invés do plástico branco do protótipo).

Publicado em: Exame.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.