Criada bicicleta aquática para pedalar no mar
O americano Judah Schiller, de 41 anos, é pai solteiro de três crianças, surfista, aventureiro e, recentemente, tornou-se a primeira pessoa a atravessar a Baía de São Francisco, na Califórnia, e o Rio Hudson, em Nova York, pedalando uma bicicleta.
As ciclovias da Califórnia, um dos estados mais bikefriendly dos Estados Unidos, já não são suficientes para ele. Schiller sonha em desbravar o mar como uma nova fronteira do ciclismo. Para isso, lançou o BayCycle Project, primeira entidade organizada do país dedicada a trazer os ciclistas para a água.
“Esta é a próxima evolução no ciclismo. Dois terços do planeta é coberto por água. Numa cidade que está literalmente cercada por água, por que não abrir uma nova fronteira?”, provoca Schiller.
“Pedalar sobre a água combina a alegria, a aventura e benefícios para saúde de um exercício físico e também fornece uma nova forma de transporte sustentável e acessível para milhões de pessoas ao redor do mundo”, acrescenta.
O transporte alternativo não tem grandes mistérios – é apenas uma bicicleta regular encaixada em duas balsas amarelas, que “usa a energia mecânica da pedalada para movimentar uma hélice”, diz. A coisa toda leva menos de 10 minutos para montar. Para se tornar viável em larga escala, o Projeto BayCycle busca apoio no site de financiamento coletivo Indiegogo.
Publicado em Exame.com.