O incrível rio das cinco cores

Durante a maior parte do ano, o rio colombiano Caño Cristales se parece com qualquer outro rio do mundo. Mas no curto período entre setembro e novembro, ele se transforma, como que por magia, numa maravilha natural deslumbrante, cheia de vida e, principalmente, cores.

Foto: iClickfun.com e Jaime Ramos Zambrano.
Foto: iClickfun.com e Jaime Ramos Zambrano.

Os apelidos são vários: “o rio das cinco cores”, “o rio que fugiu do paraíso” ou, simplesmente,“o mais belo rio do mundo”. A explicação está na explosão vibrante de cores em que ele se transforma, quando as algas vermelhas se cruzam com ervas daninhas verdes e areia amarela, às quais ainda se junta o azul da água e os milhares de tons que ela reflete.

Durante a estação úmida, a água flui muita rápido e dificulta o crescimento das algas vermelhas Macarenia clavígera, enquanto na estação seca não há água suficiente para esses organismos sobreviverem. Assim, é durante a mudança de estações que a magia acontece.

O rio está na área de um parque natural perto da cidade de La Macarena. Os turistas só podem aceder ao rio a pé ou a cavalo, em passeios organizados por agências de turismo.

Adaptado de Hypeness.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.