Quantos balões de poluição seu carro consegue encher?

Um inimigo quase invisível que causa cerca de 4,5 mil vítimas fatais por ano (o triplo de pessoas mortas em acidentes de trânsito) em São Paulo. De quem estamos falando? Da poluição proveniente dos sete milhões de carros que circulam todos os dias pela maior cidade do Brasil. São eles que respondem por 90% das impurezas atmosféricas da capital.balometro3

Ao pensar nisso, a agência Tudo usou bexigas e um adaptador (balômetro) para criar o projeto 3 Segundos, que consiste em medir a quantidade de gás que sai do escapamento de um carro e mostrar o tamanho do problema gerado todo dia nas grandes cidades. O objetivo é fazer com que as pessoas enxerguem o problema.

Com o carro ligado, apenas três segundos são suficientes para encher uma bexiga comum. Já 15 minutos enchem 300 balões. A cada hora com o veículo funcionando, 1.200 bexigas se enchem de gás. Até então invisível, o mal se torna real – e foi isso que o projeto quis mostrar para motoristas e passageiros nas ruas de São Paulo.

“O simples fato de ligar o motor já preenche o ar com milhares de partículas tóxicas à saúde. Um alerta para as pessoas que qualquer segundo com o carro ligado impacta no ar que respiramos. E que precisamos parar enquanto é tempo”, ressaltam os organizadores do projeto. “Use seu carro de forma consciente e utilize meios de transporte alternativos. Isso ajuda a melhorar o trânsito e o ar que respiramos”, sugerem no site da campanha.

Publicado em Eco Desenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.