Sem dinheiro, reserva ambiental vai doar mais de 120 animais no Amapá

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (Revecon), localizada no município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, anunciou a doação de 121 animais em decorrência do agravamento da crise financeira iniciada em 2011, quando o governo do estado cessou o repasse de verbas para manter o local. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recolherá os bichos que devem ser remanejados até março, segundo informou o órgão federal.

(Foto: Fabíola Gomes/G1)
(Foto: Fabíola Gomes/G1)

A Revecon está fechada para visitas desde janeiro de 2013. O administrador do local, Paulo Amorim, diz não ter recursos para fazer a manutenção dos viveiros e nem para alimentar os animais. “Estamos sobrevivendo de doações de supermercados e pessoas interessadas em ajudar. Mas não é o suficiente nem para manter as atividades socioculturais”, declara.

A analista ambiental do Ibama, Marcia Bueno, contou que um grupo de biólogos visitou a reserva em 14 de fevereiro (quando a solicitação foi protocolada junto ao órgão) para analisar a condição dos animais que também vão ser realocados em outros estados do Brasil.

“De forma imediata estamos tentando conseguir um veículo para levar pelo menos os animais que estão em gaiolas pequenas para amenizar o trabalho lá dentro. Mas o Cetas [Centro de Triagem de Animais Silvestres] só vai conseguir comportar estes animais de pequeno porte”, explica.

Na época em que os repasses foram cortados, o Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap) alegou que a Revecon tratava-se de uma reserva particular e que o órgão não possuía recursos para mantê-la.

A reserva foi criada em 1998 em uma área de 170 mil metros quadrados. Atualmente, 515 animais como araras, lontras e onças- pintadas estão abrigadas no local que fica Vila Amazonas, no município de Santana.

Publicado em G1.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.