Faça você mesmo: Microscópio caseiro com laser!

Muita gente já teve vontade de ter um microscópio alguma vez na vida, né? Pois é, a gente encontrou uma forma simples e bem legal pra você improvisar em casa um micro poderoso utilizando apenas uma caneta laser e uma seringa. Não acredita? Então vem cá e veja com seus próprios olhos. A matéria é do Manual do Mundo, por
“Um poderoso microscópio, que aumenta até 1.000 vezes, pode ser feito apenas com uma caneta laser e uma seringa. A única coisa a ser feita é apontar o feixe de luz para a gota e ver a imagem gigante da gota se projetando sobre uma parede.

Para fazer esta experiência, eu coletei água nas margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, no lugar exato onde D. Pedro I proclamou a independência do Brasil. Hoje, nesse lugar fica o Parque da Independência, ao lado do Museu do Ipiranga, em São Paulo.

Nessa amostra de água – malcheirosa e poluída – foi possível ver vários micro-organismos se movimentando. 

VEJA O VÍDEO AQUI.

O princípio físico desse microscópio é simples: a gota d’água funciona como uma lente esférica. Ela recebe a luz do laser e, como em uma lente biconvexa, faz os raios convergirem e depois se dissiparem, projetando uma imagem na parede. Como os micro-organismos da água estão na passagem dessa luz, acabam sendo reproduzidos em tamanho gigante.

Veja, neste link, um artigo científico em inglês que explica com detalhes o trajeto da luz dentro da gota d’água.”

Adaptado de Manual do Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.