Aquecimento global: Efeitos assustadores que podem impactar sua vida

O agravamento do aquecimento global é uma realidade que já havia sido prevista anos e anos atrás. Afinal, saber que ele iria acontecer era mais ou menos tão fácil quanto somar dois mais dois. E, mesmo assim, pouco (ou quase nada) se fez e faz para diminuir seu ritmo ou minimizar seus efeitos. E falando em efeitos…aquecimento-global-838x471

Em resumo, os efeitos assustadores são:

1. A vida ficaria confusa

As mudanças climáticas promovidas pelo agravamento do aquecimento global podem, e provavelmente vão, causar uma confusão gigantesca na organização dos ecossistemas. Várias espécies vão perder seus habitats naturais, muitas delas serão extintas. Muito lugares ficarão alagados e outros irão padecer com a seca – o que nos leva ao segundo efeito assustador do aquecimento global.

2. Redistribuição mundial de fornecimento de água e colheita

“Redistribuição”, na verdade, é um termo bem generoso. Falando assim parece que as plantações de arroz vão gentilmente levantar acampamento e procurar um novo lugar para se desenvolverem. Não é bem assim. O que vai acontecer é que nossos alimentos básicos não terão as condições necessárias para crescer e, portanto, faltará alimento. Então, você pode questionar, comeremos os animais, certo? Mas, se os animais não tiverem o que comer, logo eles serão extintos também. Ninguém se reproduz com fome. Aliás, bem pelo contrário. As espécies morrem quando estão com fome. O mesmo acontecerá com a gente, seres humanos.

3. Espécies serão extintas pelo derretimento do gelo polar

As calotas polares vão derreter, como já estão fazendo. Só que vão derreter de verdade, provocando a extinção não apenas dos animais que vivem no gelo, como também a de animais que vivem em áreas que serão alagadas por todo esse gelo que vai virar água. E, claro, populações inteiras que vivem na costa do mar, ou bem perto dela, também podem começar a se despedir. As Filipinas, a Indonésia e até a rica cidade de Nova York estão entre as regiões ameaçadas.

4. Acidificação dos oceanos

Não que seja possível classificar os efeitos do agravamento do aquecimento global em uma escala de “menos pior” para “muito pior”. Mas se alguém me pedisse para fazer isso, a acidificação dos oceanos com certeza estaria em um lugar perto do topo da minha lista. Isso porque, com o aumento da temperatura do nosso planeta, uma mudança no pH da água é esperada, que por sua vez acaba matando diversas espécies e inclusive tem potencial para acabar com toda a vida marinha. É algo como matar o mar.

5. A Circulação Termoalina seria interrompida

A Circulação Termoalina é a circulação oceânica global, movida pela diferença de densidade entre as águas dos oceanos. Com o agravamento do aquecimento global, essa diferença de densidade pode não ser suficiente para dar força a essa circulação, que pode parar. Com isso, todo o clima do mundo iria mudar. Não sabemos exatamente como, mas coisa boa certamente não seria. O que é mais provável é que as águas do oceano fiquem estagnadas, o que provocaria uma extinção em massa das espécies marinhas. Sem oxigênio, nas águas haveria uma proliferação de bactérias anaeróbias que produzem sulfeto de hidrogênio em grande escala. Esse sulfeto de hidrogênio cheira mais ou menos como ovo podre.

Publicado em Hypescience.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.