Qual é a cor do seu xixi?

A urina pode ter uma variedade de tons maior do que você imagina, mas fazer xixi de todas as cores do arco-íris não é sempre saudável. É por isso que é bom colocar a vergonha de lado e saber de uma vez por todas o que sua urina diz sobre a sua saúde.

O que a cor da urina está querendo te dizer?cor-do-xixi-cor-da-urina-saúde


As mensagens podem ser variadas. Às vezes, por exemplo, xixi vermelho indica doença renal ou infecção do trato urinário, mas também é possível que ela esteja dessa cor por que você recentemente comeu alguma comida com um determinado pigmento muito forte. Por exemplo, comer beterraba pode deixar a urina vermelha ou rosa por causa de um composto chamado betanin, encontra no vegetal. Viu só? Nem tudo é motivo para surtar.

Xixi para fechar diagnósticos

A cor do xixi, por mais insignificante que pareça, é fundamental para fechar alguns diagnósticos. Sabendo disso, a Cleveland Clinic, um centro médico acadêmico sem fins lucrativos de Ohio, nos Estados Unidos, fez um levantamento sobre diferentes tonalidades de urina, o que elas podem significar para a sua saúde.
Mas lembre-se: essas informações podem ser interessantes a título de curiosidade e para dar uma pista de que, se você estiver desconfiando que há algo de estranho/diferente na cor do seu xixi, a melhor medida é procurar um médico e relatar detalhadamente todos os seus sintomas e preocupações. Combinado?

As cores do xixi

Como dissemos, nem sempre as variações na cor do xixi correspondem a alguma doença. Mas é fato que essas mudanças sempre podem dizer muito sobre o seu corpo, de uma maneira geral. Como por exemplo:

Urina sem cor/ transparente

1 urina transparente

Pode relaxar e ficar de boa na lagoa. Quando a sua urina está assim, sem cor, significa apenas que você está bebendo muita água, talvez exagerando um pouco. Por isso uma boa ideia seria diminuir um pouco a hidratação. O ideal é beber algo em torno de 8 copos de água por dia. Até porque pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, acompanharam mais de 2.400 pessoas com mais de 50 anos e comprovaram que aquelas que bebiam mais líquidos, cerca de três litros por dia, tinham um risco significativamente mais baixo de doença renal crônica do que as que bebiam menos.

Xixi com um tom palha claro, bem fraquinho

2 urina cor de palha clara

Você faz xixi dessa cor? Parabéns. Você é normal, saudável e se hidrata na medida certa. Continue assim!

Urina transparente amarelada

3 urina cor amarelo-claro

Esse é um tom levemente mais escuro do que o anterior, mas ainda está na faixa de normalidade saudável. Ou seja: você não tem nada com o que se preocupar!

Urina amarela-escura, o que significa?

4 urina cor amarelo cescuro

Ainda estamos na faixa de normalidade. Mas nesse caso, o melhor é você beber um pouco mais de água. Que tal manter uma garrafinha em cima da mesa, e dar um golinho vez ou outra? Assim você bebe toda a água que precisa ao longo do dia e nem percebe. É tudo uma questão de criar o hábito. Sua saúde agradece! Porque se você continuar não bebendo muita água…

Você vai fazer xixi com cor âmbar

5 urina cor mel urina escura ambar

E essa cor já é um indício de que seu corpo não está mesmo recebendo a quantidade de água que precisa. O melhor a fazer é beber água imediatamente. Vai lá, a gente espera.

Urina com cor de cerveja escura

6 urina escura cor cerveja escura

Quando a cor do seu xixi começa a ficar mais escura, com tons próximos a esse tom de marrom, a coisa começa a complicar. Nesse caso, pode ser que você esteja com alguma doença no fígado ou com uma séria desidratação. Beba bastante água e procure um médico se a cor persistir, beleza?

Xixi com cor rosa ou avermelhada

7 urina rosa cor vermelha

Essa cor de xixi abre margem para várias possibilidades. Você pode ter comido muita beterraba ou frutas vermelhas. Mas se não foi o caso, você pode ter sangue na urina. O que obviamente não é bom. Ou ainda isso pode ser um sinal de doença nos rins, tumores, infecção urinária, problemas na próstata ou até contaminação por mercúrio. Antes de pirar errado, melhor consultar um médico.

Urina de cor laranja

8 urina laranja alaranjada

Significa que 01. Ou você não está bebendo água o suficiente, 02. Ou pode ter um problema no fígado, 03. Ou no ducto biliar, 04. Ou é só por conta de algum corante alimentar. Procure um médico para saber qual desses é o seu caso.

Urina verde ou azul

9 urina verde ou urina azul

Ok, isso é diferente/inusitado. Mas acontece e está ligado a uma doença genética rara que pode influenciar na cor do xixi, deixando ele verde ou azul. Essa cor também pode ser provocada por alguma infecção bacteriana. Contudo, o mais provável é que se trate mesmo de algum corante mais forte presente em alguma coisa que você comeu. Ou medicamento que ingeriu. Nada que vá matar você. Só que seria prudente procurar um médico e ver o que está rolando de verdade.

Urina roxa

10 urina roxa lilas

De acordo com a Cleveland Clinic, urina roxa não existe. Mas a Mayo Clinic discorda. De acordo com os médicos da Mayo, a urina de cor roxa intensa é uma característica que serve para fechar o diagnóstico de porfiria, uma doença rara e hereditária que consiste na desordem das células vermelhas do sangue. Então, já sabe, né? Corre pro médico antes de surtar.

Espuma no xixi

11 urina espuma borbulhando

Se for ocasional, a espuma no xixi é um inofensivo efeito hidráulico. Pode haver restos de sabão na água do vaso sanitário também, por exemplo. Mas, se for algo frequentemente verificado, pode indicar excesso de proteína na sua alimentação ou algum distúrbio nos rins. Procure um médico se você perceber que esse é seu caso.

Influências externas na cor da urina

Como você pode ter percebido, alguns fatores externos podem influenciar na cor do xixi. Como, por exemplo, alimentos com corantes (sejam naturais ou não) e medicamentos são os principais. Inclusive alguns medicamentos para infecção urinária podem mudar radicalmente a cor da urina.

Conclusão

Podemos tirar grandes e boas conclusões ao olhar para a cor de uma urina. Mas podemos ter dados ainda mais conclusivos se fizermos exames de laboratório completos. E é aí, mais uma vez, que vale a pena reforçarmos a importância do acompanhamento médico. Até porque sangue na urina, por exemplo, é frequentemente invisível a olho nu. O nível de açúcar também. E este pode indicar risco de diabetes.
Quando você procurar um médico, não tem medo (muito menos vergonha) de fazer xixi no potinho. É uma das melhores coisas que você pode fazer para cuidar da sua saúde.

Publicado em Hypescience.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.