Hyundai lança SUV movido a hidrogênio

Na corrida pelo desenvolvimento de carros mais verdes, a Hyundai deu um salto gigante esta semana ao lançar uma versão do SUV ix35 totalmente movida a células de combustível. Com isso, a fabricante coreana tornou-se a primeira montadora do mundo a produzir um carro a hidrogênio para o mercado de frotas.

O modelo é alimentado por um conjunto de células de combustível com potência de 100 kW (136 cv) responsáveis por converter o hidrogênio em eletricidade, que abastece o motor de indução elétrica.

Fabricante coreana planeja produzir 10 mil unidades do seu modelo mais ecológico.
Fabricante coreana planeja produzir 10 mil unidades do seu modelo mais ecológico.

Equipado com dois tanques de armazenamento de hidrogênio, com uma capacidade total de 5,64 kg, o carro é capaz de rodar até 588 quilômetros com um único abastecimento – e sem emitir um grama sequer de gás poluente.

A aceleração dos 0 aos 100 km/h ocorre em 12,5 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h. De saída, a Hyundai produziu 17 unidades do ix35 Fuell Cell, que têm como destino a cidade de Copenhague, na Dinamarca e Escânia, na Suécia.

Outras 1000 unidades devem chegar às ruas até 2015. No longo prazo, a produção em série limitada prevê cerca de 10 mil unidades.

Extraído de Exame.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.