Plantas e flores para ambientes pequenos

Sem desculpa de que a casa é pequena e não cabe flor. O Namu fez uma matéria muito bacana com dicas super legais pra acabar de vez com esse ‘pequeno problema’. Confira abaixo:

Mãos na terra, plantar sementes, regar mudas, podar galhos e colher o que se planta. No final, surge a sensação de dever cumprido e de paz ao ver que o verde ao redor tem um pouco do seu trabalho inserido nele. Manter um belo jardim em casa pode ser, além de uma de terapia, uma ótima maneira de mudar a decoração e o astral.

No entanto, para quem mora em apartamentos ou em casas com pouco espaço, construir um pequeno jardim pode ser um grande desafio. As limitações do ambiente e o estilo de vida dos moradores podem exigir maior planejamento para a escolha das plantas e das estruturas utilizadas.

Em entrevista exclusiva ao Portal Namu, o mestre em botânica e ambientalista Ricardo Cardim, dono da empresa SkyGarden e criador da Associação dos Amigos das Árvores de São Paulo, dá dicas e sugestões para montar um jardim em sua casa.

Quais as melhores plantas para se ter em casa, quando pensamos nos custos e na adaptação?

Ricardo Cardim: Eu sempre recomendo as nativas da região, porque além de economizarem água, exigem menos manutenção e ajudam a equilibrar o meio ambiente. Em São Paulo, por exemplo, indico a clúsia, a pitangueira, e a orelha-de-onça.

Pitanga
A pitangueira se adapta bem ao cultivo em vaso e pode produzir até três quilos de frutos por ano. Foto: Vanessa Cancian.

Quais são as ervas e temperos de mais fácil plantio e quais os cuidados que devemos ter com eles?
As mais básicas são o manjericão, o alecrim e a hortelã, que não devem faltar em nenhuma horta caseira. Para mantê-las bem cuidadas é importante que sejam plantadas em solo de qualidade, regadas com frequência e adubadas, de preferência, com adubos orgânicos.

Quais estruturas podem ajudar a otimizar o espaço e montar um jardim mais bonito?
Hoje temos disponíveis no mercado tecnologias de telhados verdes que permitem gramados com capacidade de pisoteio de sete centímetros de espessura e 60 kg por m², o que dá para instalar em qualquer espaço – desde que ensolarado – e curtir o “pé na grama” depois de chegar do trabalho. As paredes verdes também são ótimas opções para deixar a casa mais fresca, silenciosa e bonita.

Sacada com plantas
Nas grandes cidades cinzas, apostar em flores e plantas pode trazer mais vida e alegria para a sua casa. Foto: Flickr/rpaterso.

Para aqueles que tem crianças e animais em casa quais as plantas que devem ser evitadas?
As tóxicas, como a comigo-ninguém-pode, a espada-de-são-jorge e a lantana, por exemplo. É importante se informar em sites ou livros antes de iniciar o plantio. O bacana com crianças é cultivar plantas comestíveis, como temperos, hortaliças e arbustos ou árvores frutíferas, mesmo que seja em vasos.

Como os materiais como garrafas e caixotes podem ser reaproveitados para fazer os arranjos e estruturas do jardim?
Vale nesse caso a criatividade, com atenção para duas coisas: se o material que vou utilizar é tóxico e se testado para contato humano ou cultivo de alimento. Um pneu, por exemplo, pode não ser uma boa opção, mas uma garrafa PET sim.

Publicado em Namu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.