Frutíferas que atraem pássaros

Determinados tipos de árvores, além de nos oferecer frutos saborosos e muita sombra, servem de chamariz para os pássaros que tanto alegram o dia de gente. As frutíferas, por exemplo, favorecem a avifauna, ou seja, as diferentes espécies de aves que vivem em determinada região ou ambiente.

Seja nos grandes parques, seja no jardim de residências e sítios, essas árvores contribuem para deixar os ambientes mais belos e puros. E, ao atrair os pássaros, nos proporcionam bem-estar e momentos de paz e contemplação.

Se você está pensando em plantar uma árvore frutífera, confira algumas sugestões e descubra quais tipos de pássaros elas costumam atrair:

Jabuticabeira

Árvore frutífera brasileira pertence à família das mirtáceas e é nativa da Mata Atlântica. Para sua plantação é necessário sol, de moderado a pleno. Sua altura chega até 10 metros e seus frutos são pequenos, de casca negra e polpa branca com uma única semente. Essa árvore atrai muitos pássaros entre eles periquitos, jandaias, tiês, bem-te-vis, pássaro-preto, sanhaços e saíras.

Goiabeira

É uma pequena árvore frutífera tropical, nativa de toda a América. Pode chegar a 6 metros de altura e é composta por flores pequenas, brancas e solitárias que se formam na primavera. Seu fruto possui casca verde ou amarelada, com uma polpa suculenta, branca, rosa, avermelhada ou arroxeada e com muitos caroços. Essa fruta atrai pássaros como gaturamos, pássaro-preto, periquitos, sanhaços, sabiás, tiés e saíras.

Cajueiro

Essa árvore da família Anacardiaceae, originária da região nordeste do Brasil, é dividida em dois tipos: o comum ou gigante e o anão. O comum pode chegar até a 20 metros e o anão chega em média a 4 metros. As suas folhas são simples e as flores possuem cinco pétalas de cor rosa. Seus frutos são nozes de até 3 centímetros de cor cinza e o pseudofruto, vermelho ou amarelado, é suculento e carnoso. Essa espécie de árvore atrai pássaros como sabiás, sanhaços, saíras, periquitos e papagaios.

Caquizeiro

A árvore da família Ebenaceae produz o caqui. O fruto é muito cultivado na região sul do Brasil e no estado de São Paulo, e para seu cultivo é necessário um clima temperado e subtropical. O caqui é bastante suculento e atrai aves como saíras, sabiás e bem-te-vis.

Jaqueira

Pertencente à família da Artocarpus, a jaqueira possui cerca de 20 metros de altura, com um fruto de forma ovalada, de cor amarelada envolto por uma camada grudenta, porém suculenta, com sabor adocicado e cheiro bem forte. Ela se desenvolve em vários países tropicais, assim como o Brasil, atraindo pássaros como canários, sábias, periquitos, jandaias.

Publicado em Pensamento Verde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.