Uma bactéria que degrada plástico e o transforma em água

A poluição dos oceanos é um problema sério e que tende a piorar. Hoje são despejados 8 milhões de toneladas de plástico no ano – é até difícil de processar esse número -, e estima-se que, em 2050, teremos mais plástico do que peixes nos mares. Procurando uma saída, duas universitárias estão desenvolvendo uma bactéria capaz de degradar o material.

Miranda Wang e Jeanny Yao moram em Vancouver, Canadá, e vêm trabalhando na ideia desde que estavam no colégio. Em 2013 elas já davam palestras sobre o trabalho, que vem recebendo incentivos financeiros e já ganhou alguns prêmios de inovação tecnológica.

3059629-poster-p-1-these-students-are-developing-bacteria-to-break-down-plastic-pollution

O objetivo delas é criar uma bactéria que se alimenta dos resíduos plásticos, retornando água e CO2 para os oceanos. O sistema funciona em duas etapas: na primeira, o plástico é dissolvido com o uso de solventes, depois as bactérias entram em ação. A estimativa é que cada litro de solução com bactérias possa remover nove gramas de plástico das águas.

As duas vão testar o produto na prática ainda em 2016, e esperam que ele seja viável comercialmente em até dois anos. Wang acha o plástico um material essencial e que não será deixado de lado tão cedo, por isso é necessário criar um jeito de torna-lo biodegradável.

Mas claro que isso não é motivo para descartar os plásticos de qualquer jeito, né? A coleta seletiva de materiais recicláveis ainda é o melhor que podemos fazer!

Publicado em Hypeness.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.