Você já ouviu falar em madeira plástica?
Conhecido também como madeira ecológica, a madeira plástica é um produto resultante da aplicação de uma moderna tecnologia industrial. O processo agrega matérias-primas recicláveis, como resíduos plásticos industriais variados , que são misturadas e transformadas em peças semelhantes à madeira natural e que podem substituí-la em diversas aplicações. Trata-se um produto 100% reciclado e reciclável, com aparência de madeira natural, aceitando ser furada, serrada, colada, pintada, revestida, aparafusada, pregada como a convencional. A madeira plástica é composta de material completamente sustentável.
O processo produtivo do composto plástico, além de retirar milhares de toneladas de material plástico e outros resíduos da natureza, não há desperdício de água. Toda a água utilizada no processo é reaproveitada. Além disso, a madeira plástica pode ser utilizada para diversas aplicações, como decks, fachadas, bancos, lixeiras, cercas, playgrouns, entre outras outras.
A chamada madeira plástica é na definição mais correta um perfil termoplástico. Esses perfis podem ser de plástico reciclado ou não. No Brasil o normal é se utilizar o material de descarte como rótulos de garrafas, sacolas de supermercado, etc. No exterior usa-se mais matéria prima virgem.
A maneira brasileira de se produzir a madeira de plástico traz inúmeras vantagens ao meio ambiente pois a decomposição do plástico leva aproximadamente 100 anos. Com o consumo de plástico em alta permanente imagine o prejuízo para todos nós se não for dada uma destinação sustentável para todo esse resíduo.
A madeira de plástico é uma excelente alternativa pois é muito semelhante a madeira natural, traz benefícios ao usuário porque é de baixa manutenção e tem vida longa.
Diferença de produtos
O mercado de produtos sustentáveis está crescendo cada dia mais e diversos fabricantes começar a produzir os mais diferentes tipos de produto. É comum as pessoas acharem que todo tipo de material sintético que imite a madeira seja ecológico, ou colocá-las todo no grupo intitulado por madeira plástica.
Entenda as diferenças entre os materiais:
1. Madeira Plástica Ecológica – Material composto em sua totalidade por plásticos dos mais diversos, proveniente de resíduos industriais ou residenciais reciclados.
2. PVC – Material composto por PVC de origem virgem, não é um produto reciclado e de difícil reciclagem, no entanto seu apelo sustentável se dá pelo fato de ao utilizá-lo, você deixa de utilizar madeira convencional, reduzindo o desmatamento.
3. Madeira Ecológica WPC – Material produto com cerca de 70% de madeira reciclada e 30% de plástico reciclado. A madeira ecológica surge a partir da ideia de plastificar a madeira para que ela tenha mais durabilidade e buscando um acabamento mais fiel a madeira convencional.
Apresentadas as diferenças, que são basicamente da composição de cada um, muitas pessoas nos questionam sobre durabilidade dos três materiais. O 3 possuem vida útil parecida, a durabilidade é equivalente entre um e outro. Aquecem de maneira parecida, semelhante a madeira convencional. Portanto, resumidamente a diferença entre os produtos fica por conta dos valores e do gosto pessoal quanto ao acabamento.
Por que utilizar Madeira Plástica?
A constante preocupação com o meio ambiente e o melhor uso dos recursos naturais faz com que se pense cada vez mais em soluções ecologicamente responsáveis. Com este propósito, cresce o uso e a aplicabilidade de madeira plástica. Produzida de resíduos plásticos descartados por empresas de reciclagem de papel, a madeira plástica não contém nenhuma das substâncias tóxicas encontradas na madeira tratada e ainda evita o desmatamento e não contamina o solo nem as águas subterrâneas.
Estima-se que a cada 700kg de madeira plástica utilizada, 1 árvore adulta de grande porte estará sendo preservada e aproximadamente 200 mil sacolas plásticas deixam de circular no meio ambiente. A madeira plástica tem durabilidade de muitos anos sem exigir nenhuma manutenção.
Publicado em Ecopex.