A cidade que será 100% coberta por verde

O impacto ambiental da concentração populacional nas zonas urbanas vem exigindo tanto do poder público quanto da iniciativa privada ações inovadoras que possam ao menos minimizar seus efeitos. Na China, a construção de 285 cidades totalmente ecológicas é uma das grandes promessas para alcançar esse objetivo. A primeira, apelidada de Liuzhou Forest City, será erguida na região montanhosa de Guangxi, na parte sul, em uma área que cobre 175 hectares, ao longo do rio Liujiang.

A nova cidade será coberta por cerca de 40 mil árvores e mais de 1 milhão de plantas de 100 espécies diferentes. Poderá abrigar 30 mil pessoas e absorver quase 10 mil toneladas de CO2 e outras 57 toneladas de poluentes por ano, produzindo cerca de 900 toneladas de oxigênio.

Como qualquer cidade, Liuzhou Forest terá infraestrutura completa – residências, escritórios, hotéis, um hospital, duas escolas –, com a diferença de que será 100% autossuficiente em produção de energia. Para climatização, a cidade florestal terá um sistema de energia geotérmica; para o restante da demanda, energia solar. E será totalmente conectada ao centro por meio de uma linha ferroviária.

O que se espera é que, ao trazer o verde de volta para o ambiente urbano, aves, insetos e pequenos animais também sejam atraídos para a região, aumentando sua biodiversidade. Esse reequilíbrio é visto como fundamental para combater outro grande problema decorrente da superpopulação na China: a poluição.

À frente do projeto está o renomado escritório de arquitetura italiano Stefano Boeri Architetti, que assina também a construção da primeira floresta vertical da China.

Além da construção de novas cidades de alto padrão de sustentabilidade, o governo chinês promete remodelar metade dos novos centros urbanos da China, para que tenham mais verde e diminuam drasticamente suas emissões de CO2.

Publicado em As Coisas + Criativas do Mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.