Sem energia: Ar condicionado de tubos de argila

Apesar de alguns dias de calor, desde o início do verão as temperaturas têm se mantido em clima bem ameno. Mas, qualquer brasileiro sabe o que ainda vem por aí e enquanto aguarda (não tão ansiosamente) pode se inspirar em uma ideia incrível de um estúdio indiano: usar cones de argilas para criar um ar condicionado super fresquinho, barato e sem gasto de energia.

A ideia veio do Ant Studio, com sede em Nova Delhi, que construiu o aparelho para a fábrica DEKI Electronics. A solução de baixo custo aproveita o poder do resfriamento evaporativo e ajuda a reduzir o calor intenso dentro do ambiente, que está localizado em, nada menos, que a escaldante capital da Índia.

Além de sua funcionalidade, os desenvolvedores ainda prezaram pela beleza, construindo um produto em forma de colmeia. A forma e o tamanho de cada cone foram determinados por análises computacionais avançadas e técnicas modernas de calibração. De forma que basta o cone ser molhado uma ou duas vezes no dia para garantir o resfriamento da temperatura do ar. E o fluxo de água ainda cria um lindo efeito de cachoeira.

Para os arquitetos, esta pode ser uma solução escalável de baixa tecnologia para o resfriamento natural.

Innovative-cooling-installation-in-New-Delhi-1-1020x610

Innovative-cooling-installation-in-New-Delhi-9-1020x610

Innovative-cooling-installation-in-New-Delhi-2-1020x610

Innovative-cooling-installation-in-New-Delhi-7-1020x610

Innovative-cooling-installation-in-New-Delhi-8-1020x610

Innovative-cooling-installation-in-New-Delhi-6-1020x610Innovative-cooling-installation-in-New-Delhi-10-1020x610Innovative-cooling-installation-in-New-Delhi-11-1020x610

Imagens: Ant Studio

Publicado em CicloVivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.