Borra de café como combustível para ônibus em Londres

Se aqueles tradicionais ônibus vermelhos de dois andares de Londres já são incríveis por si só, imagina então agora que eles passarão a ser movidos a café? Isso mesmo! Todos os ônibus públicos da cidade, inclusive os icônicos de dois andares serão movidos a partir deste biocombustível à base de óleo extraído de borras de café, que será usado nos ônibus à diesel.

A inovação ficou por conta da startup britânica, bio-bean, que fez uma incrível parceria com a Shell e com a Argent Energy e juntas chegaram a produzir 6 mil litros de óleo de café, somente agora no início do projeto. Essa quantidade é combustível suficiente para que um ônibus possa circular durante um ano e equivale a 2,55 milhões de xícaras de café!

Funciona assim: a empresa recolhe as borras de café descartadas de cafés e restaurantes, o material passa por um processo de secagem antes do óleo ser extraído e então, o óleo é misturado com outros combustíveis, criando o biocombustível B20, que depois é utilizado em veículos à diesel.

O combustível, além de não poluir o ar, é importante para repensarmos no desperdício de alimentos e o fundador da startup,  Arthur Kay, afirma que: “É um excelente exemplo do que pode ser feito quando começamos a pensar no desperdício como um recurso inexplorado”.

Dá um play no vídeo pra entender melhor como funciona o processo:

 

Publicado em Razões para Acreditar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.