Reino Unido investe 150 milhões na capacitação de produtores brasileiros

Desde 2015, instituições do Reino Unido e do Brasil atuam juntas para capacitar pequenos e médios produtores rurais do nosso país, buscando aumentar a produtividade e diminuir as emissões de carbono ao mesmo tempo.

Após a primeira fase do projeto, chamado Rural Sustentável, capacitar mais de 10 mil produtores nos biomas Amazônia e Mata Atlântica, o Ministério da Agricultura (MAPA), Pecuária e Abastecimento, o Ministério do Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do Governo Britânico (DEFRA) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram um novo investimento de 30 milhões de libras, equivalente a cerca de R$150 milhões.

Paralelo aos projetos na Amazônia e Mata Atlântica, que vão continuar, o Rural Sustentável vai atuar agora com produtores do Cerrado e Caatinga. Os responsáveis acreditam que, graças ao programa, será possível reduzir as emissões de carbono em até 10.71 milhões de toneladas nos próximos 20 anos.

O programa tem como objetivos “melhorar a gestão da terra e das florestas por agricultores para o desenvolvimento rural sustentável, redução da pobreza, conservação da biodiversidade e proteção do clima; além de promover a implantação de um projeto de grande escala que possa contribuir para o desenvolvimento do Plano de Agricultura de Baixo Carbono”.

Além de facilitar o acesso de pequenos e médios produtores a novas tecnologias, o Rural Sustentável apoia a criação de Sistemas de integração Lavoura-Pecuária-Florestas, uma forma de produção que diminui a necessidade do uso de agrotóxicos; a Recuperação de Áreas Degradadas, para retomar a capacidade produtiva de locais que perderam as condições ideais; o Plantio de Florestas Comerciais, que diminuem a pressão sobre as florestas naturais e o Manejo de Florestas Nativas, que busca explorar economicamente as florestas minimizando os impactos ambientais.

Publicado em Hypeness.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.