Técnica transforma areia do deserto em solo fértil

A empresa Desert Control, fundada pelo cientista norueguês Kristian Olesen, desenvolveu uma tecnologia chamada Liquid Nano Clay (LNC) que combina nanopartículas de argila e água e as transformam em um novo componente. O produto permite que até mesmo o solo árido do deserto se transforme em um local propício para plantio.

A areia do deserto tem baixa capacidade de retenção de líquido, o que impossibilita o cultivo da maioria dos alimentos. Quando misturado à areia do deserto, o LNC permite que o solo arenoso passe a reter água, tornando o deserto em um solo fértil.

O processo de transformação do solo árido em fértil é bem simples e feita diretamente no local. O componente é aplicado no sistema de irrigação comum ao longo da área afetada. O solo com o componente retêm a água como uma esponja, criando uma camada de 40 a 60 cm de terra fértil.

O processo de transformar um solo arenoso em um solo fértil leva cerca de 15 anos, já com o produto, isso pode ser possível em apenas 7 horas. Uma aplicação do LNC dura até cinco anos.

Testes no deserto

A metodologia já foi testada em 2005 em uma fazenda no deserto dos Emirados Árabes, uma região que fica necessita três vezes mais água para o processo de irrigação comparado a lugares de clima temperado. A economia no consumo de água apontada pelos testes foi de 50%, o que garante o dobro da área de plantio com a mesma quantidade do líquido.

Toda a água utilizada no deserto precisa ser comprada e transportada até o local. Por isso, ter acesso a uma técnica que maximize seu consumo sem aumentar os gastos é essencial. Esse sistema também possibilita o cultivo de variados tipos de alimentos, mesmo no deserto, outro benefício a ser levado em conta, principalmente nos Emirados Árabes, que importa 80% dos alimentos consumidos no país.

O custo da tecnologia, no entanto, ainda é bastante caro. Um hectare tratado com essa técnica custa pelo menos USD$ 1.800,00 dólares americanos. A ideia da Desert Control é vender inicialmente a argila líquida para governos regionais para depois expandir para o público consumidor.

Confira o vídeo do projeto feito pela organização WWF (em inglês):

Publicado em CicloVivo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.