Alimentos que são capazes de melhorar o humor

Alguns alimentos melhoram o humor. Mas… “Tudo que é gostoso engorda”. Quem nunca ouviu essa frase (e concordou)?

Alimentos com açúcar e gordura nos dão a sensação de prazer, mas trazem junto uns quilinhos a mais, diabetes, colesterol… e isso não é bom. Confira aqui alimentos que melhoram o humor e a saúde sem efeitos indesejados.

Banana

Rica em magnésio, que diminui a ansiedade e melhora a qualidade do sono; e também em triptofano, que é uma substância precursora da serotonina, o hormônio do prazer. A banana ainda ajuda a resistir aos doces, pois é rica em açúcares naturais, e ao cigarro, pois sua quantidade de vitaminas do complexo B junto com o magnésio e o potássio ajudam a suprir a falta de nicotina.

alimentos que melhoram o humor

Batata-doce

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Fornece energia com açúcares naturais, que são digeridos mais lentamente, estabilizando o nível de açúcar no sangue. É bom comer antes de praticar exercícios.

Grão-de-bico

Rico em triptofano, magnésio, potássio, carboidratos saudáveis e vitaminas do complexo B (já explicados acima), além do zinco, que ajuda o organismo a produzir e armazenar insulina e também a combater a fadiga.

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Frutas cítricas, mamão, kiwi, morango

Alimentos ricos em vitamina C, que ajuda a inibir os hormônios do estresse, portanto, melhoram o humor.

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Verduras escuras

Também ricas em magnésio e vitamina C.

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Cenoura e aipo

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A ação destes vegetais sobre o estresse é mais mecânica: por serem crocantes, mastigá-los dá a sensação de alívio, especialmente para quem tem hábito de ranger os dentes. Além de servirem como alimentos que melhoram o humor, ainda ajudam a combater o mau hálito.

Chá preto

Tem níveis baixos de cafeína, deixando o cérebro mais ativo sem acelerar o coração. Tem também uma enzima chamada L-teanina, que ajuda a pessoa a relaxar e a se concentrar nas tarefas. Além disso, reduz os níveis de hormônios do estresse. Traz benefícios para a memória e seu consumo regular pode prevenir o mal de Parkinson. Este chá é ótimo para começar o dia.

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Chocolate

Apesar do açúcar, o chocolate tem inúmeros benefícios: contém tirosina, que estimula a produção de serotonina; dispara a liberação de dopamina e endorfina, que são responsáveis pelo relaxamento. Além de servir como um dos alimentos que melhoram o humor, é fonte de magnésio e, coincidência ou não, os países com maior consumo de chocolate são os berços de mais ganhadores de prêmios Nobel.

Prefira os chocolates com 70% de teor de cacau, porque têm propriedades antioxidantes.

Publicado em eCycle.

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