Morador de Blumenau cria sistema inteligente em bueiros

Tiago dos Santos, sócio proprietário de uma loja de quadros decorativos em Blumenau (SC), instalou na rua de seu negócio um bueiro inteligente. Preocupado com o meio ambiente, o comerciante tomou a iniciativa de produzir e instalar ele mesmo o produto que funciona como uma peneira para o bueiro.

A peça é feita de ferro e de acordo com Santos, em conversa com o Jornal de Blumenau, a parte da instalação foi problemática devido à irregularidade da rua, mas o resultado ficou bom.

                         Foto: Tiago dos Santos/Facebook/Reprodução

O bueiro inteligente é como um cesto coletor colocado no bueiro e seu objetivo é reter e armazenar todo tipo de resíduo, orgânico ou artificial, deixando apenas a água passar por ele, melhorando assim a qualidade da água que vai para o sistema de esgoto do município.

A manutenção da peça é muito simples, basta abrir a tampa e remover o cesto coletor para retirar os resíduos coletados e reposicioná-lo. Os materiais encontrados ali, caso sejam recicláveis, podem ser separados e enviados para cooperativas de reciclagem.

Santos que mora e trabalha na cidade disse que já realiza outras diversas ações na cidade e estava planejando instalar o bueiro inteligente há mais de um ano. “Ele já funciona em vários países e contribui para que o lixo não chegue até ribeirões, rio e mares. Minha preocupação com o planeta é muito grande. Temos que pensar local, para atingir o global”, contou ao Jornal de Blumenau.

                         Foto: Tiago dos Santos/Facebook/Reprodução

Ele defende a importância da estrutura, porque “a água passa, o lixo fica e o rio agradece”. E a ideia é não permitir que o lixo chegue nos rios, mantendo os possíveis poluentes fora de uma área de maior impacto. “O plástico é um dos grandes causadores de poluição. A xepa de cigarro, por exemplo, feita de fibra sintética, derivado do plástico, se degrada em partículas menores e acaba sendo alimento de animais na natureza”, explicou Santos.

Publicado em CicloVivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.