Combustível líquido pode armazenar energia solar por até 18 anos

A energia solar é uma fonte energética renovável e abundante, porém, é preciso encontrar um sistema de armazenamento para a energia solar captada, que não tenha um custo tão alto. A solução para isto, segundo cientistas da Suécia foi o desenvolvimento de um líquido especial, batizado de “combustível solar térmico”, capaz de armazenar energia solar por até dezoito anos.

A energia solar é uma tendência que está sendo cada vez mais explorada pela população, entretanto, o custo alto de armazenamento é um impasse para seu crescimento em grande escala. Os cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, estão trabalhando há algum tempo para desenvolver melhorias no projeto. O combustível solar térmico funciona como uma bateria recarregável, segundo o engenheiro, você coloca luz solar e aquece, acionando sob demanda. Ele explica que o líquido é como uma molécula.

O cientista revelou que essa molécula é formada de carbono, hidrogênio e nitrogênio e quando recebe energia através dos raios solares, ocorre uma ligação entre seus átomos que sofrem uma mudança e se transformam em uma nova versão energizada chamada de isômero. Ou seja, a energia solar é captada pelas ligações químicas do isômero e, mesmo após resfriamento da molécula, permanece armazenada. Quando a energia é necessária, por exemplo, durante a noite ou no inverno, o líquido pode ser extraído de um catalisador que transforma a molécula para sua forma original, liberando energia em forma de calor.

A equipe de cientistas fez testes do inovador sistema através de um protótipo que foi colocado no telhado de um dos prédios da Chalmers University of Technology. O sistema utilizado no teste possui refletor côncavo com um tubo no meio que rastreia o sol como uma espécie de antena parabólica.  De acordo com os cientistas, os resultados são favoráveis, tanto é que despertou interesse de muitos investidores. A eficiência da criação, junto ao fato de ser totalmente livre da emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente, deixa a equipe confiante de que esta nova tecnologia pode chegar a ser comercializada em, aproximadamente, dez anos.

O calor desta tecnologia poderá ser usado em sistemas de aquecimento doméstico, aquecedores de água, máquinas de lavar louças, bem como secadoras de roupas; as possibilidades são muitas! A série de pesquisas realizadas confirmou aos cientistas que o líquido especial pode armazenar 250 watts-hora de energia solar por quilograma, o que representa o dobro da capacidade de energia armazenada por baterias no mercado.

Publicado em Portal Energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.