Solam participa de palestra sobre os cuidados com caldeiras e vasos de pressão

A Solam – Soluções Ambientais e Segurança do Trabalho, representada pelo gestor ambiental Jonas Alecio, participou da palestra “Caldeiras e Vasos de Pressão – Programa de Prevenção de Acidentes e Proteção ao Meio Ambiente”, que foi promovida pela Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Nova Odessa – SP (Aeaano) no auditório da Prefeitura Municipal de Nova Odessa, na última quarta-feira (17).

Ministrada pelo engenheiro Reginaldo José Cavallaro, a palestra contou com a participação de profissionais técnicos ligados ao setor industrial, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea – SP), da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Americana (Aeaa) e da Aeaano.

O engenheiro Reginaldo José Cavallaro em momento de sua palestra

O palestrante compartilhou sua experiência sobre o tema, mesclando a parte técnica com casos práticos de acidentes por falta de manutenção e cuidados necessários com caldeiras e vasos de pressão.

A palestra focou itens como: a importância da manutenção preventiva em caldeiras e vasos de pressão; construção e manutenção somente por profissional habilitado, conforme exigências técnicas, legislações e normas vigentes; aspectos legais, documentação e registros de manutenção em caldeiras e vasos de pressão; requisitos para qualificação do profissional de operação da caldeira e vaso de pressão, e quem pode dar treinamento para operador de caldeira; além da responsabilidade civil do proprietário da caldeira e vasos de pressão.

“Eventos dessa magnitude são de grande relevância para conscientização de empresários, profissionais e outras partes interessadas quanto à necessidade de se respeitar as legislações, normas técnicas e outros procedimentos relacionados à construção e manutenção de caldeiras e vasos de pressão, visando à segurança das pessoas e a proteção do meio ambiente, quanto ao impacto e riscos que envolvem esses equipamentos. A Solam está sempre atenta a essas questões e tem buscado se manter atualizada para melhor atender seus clientes”, afirmou Jonas Alecio, socioproprietário da empresa.

O diretor do Senai de Santa Bárbara d’Oeste, João Ulysses Laudissi, salientou que o Senai de sua cidade, além de apoiar eventos dessa natureza, também oferece cursos para melhor preparar os profissionais para operação de caldeira e vasos de pressão. Os interessados podem buscar informações na escola “Alvares Romi”, situada à Rua Vereador Sergio Leopoldino Alves, 500, Bairro Cidade Industrial, Santa Bárbara d’Oeste; pelo telefone (19) 3455-2580; ou pelo e-mail: senaisantabarbara@sp.senai.br.

Ao final do evento, o presidente da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Nova Odessa, engenheiro Leonardo Campos, agradeceu a participação do público e ressaltou que outros eventos desse porte serão realizados para suprir a necessidade dos profissionais associados à Aeaano.

Campos (à esquerda) e Laudissi dividem o palco no encerramento do evento
Juan Piva
MTB – 67378/SP
Assessoria de imprensa Solam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.