Lista de 11 flores que atraem borboletas

Primavera chegando… é tempo alegre, de renascimento, renovação, recriação. E nada melhor do que acompanhar a primavera com flores e seus habitantes mais coloridos, as borboletas.

Veja uma série de flores listadas pelo GreenMe, de fácil cultivo em vasos ou pequenos canteiros, que vão atrair borboletas variadas para seu jardim ou varanda. Mas mesmo que você more em apartamento, sem varanda, plante vasos de flores nas janelas e goze com os perfumes, colorido e as esvoaçantes acompanhantes de toda primavera.

Borboletas buscam flores com néctar abundante, assim como as abelhas o fazem, e pelas mesmas razões. Elas se alimentam de néctar. Também buscam plantas que possam hospedar suas larvas afinal, a procriação é uma necessidade da vida. Pense em ter seus vasos e canteiros em espaços abertos, ensolarados e bem abrigados do vento e terá borboletas a colorir sua vida e todo simbologia que elas têm: para surgir uma borboleta tem que haver uma lagarta, que se envolva em um casulo e tal, que amadureça e que rompa a casca velha para sair à luz. Isso é evolução, amadurecimento.

Lista de 11 flores que atraem borboletas

1. Cambará

O cambará de muitas cores é tão fácil de se encontrar, e de se manter, que existe em uma grande variedade de climas. Mas, cuidados com as alergias – use luvas para mexer no cambará para não ter irritações de pele.

2. Funcho

Funcho e erva-doce é a mesma coisa. Aromática, deliciosa em chás e bolo de fubá, dá um mel especial bom para barriga de neném e atrai borboletas e abelhas de montão. Tenha um vaso grande, com uns 40 cm de profundidade, para a sua mata de funcho, e aproveite.

3. Verbena

Esta é uma família grande, aromática e melífera, de flores do campo. Escolha as espécies de verbena de que mais gosta, pela cor das flores e a possibilidade de fazer variados chazinhos.

4. Margaridas

Diversos tipos, diversas cores, branco, amarelo, rosa, até azul, e todas atraem borboletas, lagartas e joaninhas. Fácil de cultivar com mudinhas ou sementes.

5. Alfazema

A alfazema também é conhecida em alguns lados como erva de cabocla ou lavanda é curativa até na cor. Seu lilás é calmante assim como seu aroma. Tenha uma moita de alfazema em um canto ensolarado e bem drenado do seu jardim ou então, em um vaso grande, de barro. A alfazema resiste ao frio e rebrota na primavera, diretamente dos colmos, das raízes. Então, pode ser que, de um ano para outro a sua alfazema mingue, fique feiosa e ressecada – dê um tempo a ela, quem sabe vai rebrotar com os primeiros ventos primaveris.

6. Mostarda

Plantar mostarda é super fácil. Basta semear suas minúsculas sementinhas em uma terra bem adubada e bem drenada. E, para além das flores que são lindas, você também terá as folhas que podem ser usadas em saladas.

7. Maracujá

 Se você tiver um pedaço de muro ensolarado plante maracujá. As flores são lindas e, de quebra você também terá frutos bons de suco. Mas, o maracujá seca no inverno então, uma vez por ano você deverá limpar os galhos e ramos secos para não ficar um amontoado feio.

8. Girassol

 Semear girassol e ter flores lindas, amarelo ouro, no verão, essa é a dica. Pode ser do girassol miúdo, mais adequado aos vasos e canteiros pequenos, também pode ser do grande, que vai crescer acima das outras flores. O banho de flor de girassol é excelente para levantar o ânimo.

9. Sálvia

Tem sálvia de todo tipo, de todas as cores, algumas são comestíveis, outras nem tanto, investigue antes qual planta você tem no canteiro. Mas, toda sálvia atrai borboletas e abelhas e dá flores exuberantes e alegres. O melhor é plantar com mudas de boa procedência e manter o canteiro pois, a sálvia tem ótima resistência e rebrota depois do frio intenso.

10. Buganvília

Também conhecida como primavera a buganvília é planta brasileira muito usada nas cidades para cobrir cercas e muros de separação, com sua imensidão de flores bonitas. Tem buganvília de cores diversas, do roxo ao branco, de pétalas lisas e espinhos terríveis às de cachos encaracolados, menos espinhosas. Até tem buganvília sem espinhos, novas variedades criadas pelo ser humano.

11. Beijo

Rosa ou branca, essa flor dá nas calçadas e beira de caminhos, e dá onde bem quer. Mas, pode até ser que você consiga convencer alguma muda a se dar bem em vaso ou canteiro, só que ela gosta de sol, e de solo arenoso. Há também uma variedade, da mata atlântica paulista, que gosta de sombreado e muita umidade no ar. Todas atraem borboletas e abelhas. E são lindas.

Publicado em GreenMe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.