7 minutos: Chuveiro iluminado avisa que o tempo do banho acabou

Um dos principais vilões da conta de luz, o chuveiro elétrico costuma gastar uma boa quantidade de água e energia, quando não é utilizado com consciência.

Para facilitar a vida das pessoas, três estudantes norte-americanos de energia mecânica criaram o Uji, um chuveiro iluminado que passa da luz verde para a vermelha depois de sete minutos de banho. Eles também vão trabalhar em outro modelo que permita o usuário programar o tempo de acordo com a necessidade dele.

Chuveiro iluminado passa da luz verde para a vermelha depois de sete minutos de banho.
Chuveiro iluminado passa da luz verde para a vermelha depois de sete minutos de banho.


Brett Andler, Sam Woolf e Tyler Wilson projetaram o chuveiro durante uma aula de engenharia mecânica. A ideia chamou a atenção do departamento de energia e do Lawrence Berkeley National Laboratory, que ajudaram a pagar o protótipo do Uji. Agora, os empreendedores estão em busca de financiamento e conversam com grandes fabricantes do setor para ver se conseguem colocar o chuveiro em produção.

Segundo o cálculo que eles fizeram, a invenção vai propiciar uma economia de US$ 85 em um ano de uso e o investimento tem retorno estimado em sete meses. O tempo do banho deverá ser reduzido em 12%, segundo Andler relatou ao site da National Public Radio. De acordo com ele, pelo menos quatro universidades se comprometeram a instalar o chuveiro em seus dormitórios assim que o produto começar a ser produzido. “Vender diretamente para as universidades será uma maneira de captar receita e ganhar confiabilidade”, destacou o empreendedor.

 Publicado em EcoDesenvolvimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.

Social Widgets powered by AB-WebLog.com.